quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PREPAREM-SE, BREVE ECOELCE EM IBARETAMA


Por Getulio Freitas
Regional

O município de Ibaretama certamente ganhará ares de primeiro mundo, com a implantação do Projeto Ecoelce da Companhia Energética do Ceara – COELCE, que troca lixo por bônus na conta de energia. O projeto com pouco tempo de atuação já é conhecido mundialmente e premiado, tendo ganhado um dos mais importantes prêmios o PNUD – World Business and Development Awards da ONU. Este projeto foi iniciado no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O Ecoelce incentiva a coleta seletiva e a correta destinação da vasta gama de detritos recebidos pelos postos de coleta do projeto. Assim tais detritos saem do ambiente e ganham o caminho da reciclagem, diminuindo assim o impacto do homem sobre a natureza. Neste processo toda a população se engaja, pois o lixo coletado é vendido à COELCE que o restitui com bônus na conta de energia elétrica. Oportunidade do cidadão contribuir com o meio-ambiente e pagar sua conta de energia.
Ibaretama é o primeiro município de pequeno porte do Sertão Central a ser contemplado com o projeto que é implantado geralmente em cooperação com associações ou com as prefeituras que se interessam em ter este projeto. Crédito para o poder publico local que teve a iniciativa e para a concessionária COELCE que está mostrando nessa área, que sustentabilidade é pensar no amanhã agindo hoje.

Essa proposta inovadora e de responsabilidade sócio-ambiental do ECOELCE vem ganhando cada vez mais espaço. Prova disso é que o programa superou desde a sua implantação a marca de dois milhões de quilos de resíduos arrecadados para reciclagem. Nesses dois milhões de quilos de resíduos arrecadados, o ECOELCE gerou benefícios ao meio ambiente que podem ser percebidos pelos 575 mil quilos de papel recolhidos, ao evitar o corte de 23 mil árvores, na economia de 57 milhões de litros de água e de mais de dois milhão de kWh de energia. Já com os 520 mil quilos de metal, pode-se evitar a extração de 590 mil quilos de minério de ferro e o gasto de mais de nove milhões de energia para a produção do ferro. Com o plástico recolhido, nos seus 217 mil quilos, evitou-se o consumo de mais de dois mil litros de petróleo, como também no vidro, que se recolheu 234 mil quilos, impedindo a extração de 304 mil quilos de areia.
O projeto ainda esta em fase de implantação no município e esta sob a responsabilidade direta do Sr. Euzete Secretario de Serviços Públicos e em breve estarão sendo divulgados os detalhes de como a população poderá participar. Mais informações sobre o projeto no www.ecoelce.com.br, na Secretaria de Serviços Públicos de Ibaretama, nas agencias de atendimento da Coelce ou pelo 0800 2850196 (central de atendimento da Coelce).

Se liga! lixo vale dinheiro.
Por Getulio Freitas

Mais informações:
Agência Coelce de Ibaretama
(88) 3439 1152

0 Comentários: