sábado, 28 de novembro de 2009

Governo Municipal Realiza I Seminário Ibicuitinga Sem Drogas

Preocupada com o crescimento do uso de Drogas na cidade a população ibicuitinguense participou nesta sexta feira (28) do I Seminário Ibicuitinga sem drogas, uma realização do Governo Municipal de Ibicuitinga através do prefeito Deca e da Associação Brasileira de Assistência aos Dependentes Químicos.

O I Seminário Ibicuitinga sem Drogas contou com a presença do Conselho Tutelar de Ibicuitinga, de membros do COMDICA, diretores da rede municipal de ensino, professores, alunos, entidades religiosas, do governo municipal e da sociedade em geral. O evento contou ainda com a presença da imprensa, o Blog Ibicidade.com e o Site Revista Central da cidade de Quixadá estiveram cobrindo o evento juntamente com o site oficial da prefeitura de Ibicuitinga.

A abertura do seminário foi feita através do prefeito Deca que falou da importância de se estar buscando parcerias que visem amenizar o crescimento alarmante de drogas na cidade e que em parceria com a Associação Brasileira de Assistência aos Dependentes Químicos trabalha na implementação e criação de políticas públicas antidrogas no município.

Presente ao evento a Sub-Secretária da Educação Básica Sílvia Helena atentou para a importância da família no contexto de formação de cidadão íntegro e que possam evitar o primeiro contato dos jovens com as drogas, sendo que uma vez envolvidos o caminho para se sair é muito difícil. Segundo Sílvia a falta de diálogo na família tem facilitado aos jovens conhecer pessoas que os influenciem a entrar no mundo das drogas.


O Seminário foi exposto pelo psicólogo clínico e terapeuta em drogas Carlos Dantas que é Presidente da Associação Brasileira de Assistência aos Dependentes Químicos. A sociedade atenta ao seminário acompanhou a exibição de vários vídeos que mostraram os diferentes tipos de drogas e suas conseqüências maléficas. O objetivo é formar pessoas capazes de transmitir o que aprenderam para as pessoas da comunidade e para a própria família, formando multiplicadores na conscientização do não uso de drogas e seus efeitos na vida dos usuários.

Outra participação de fundamental importância no seminário foi a do sargento Daniel (foto) que é instrutor do Programa Educacional de Resistência as drogas e a Violência PROERD. Com a aprovação do Prefeito e o apoio da Secretaria de Educação, o PROERD será iniciado nas escolas do município no 1º semestre letivo com uma duração de 17 semanas.

O PROERD é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano que encontram-se na faixa etária de 09 a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

O PROERD também oferece um curso especifico a família, é desenvolvido em 5 (cinco) encontros, uma vez por semana, durante 2 (duas) horas. Tem como objetivo capacitar os pais a ajudarem os seus filhos a fazerem escolhas positivas. São discutidas informações relacionadas com fatores de risco e proteção, rede de apoio, resolução de conflitos, técnicas de comunicação, entre outros.

Reportagem: Adriano Silva - Assessor de Imprensa
Fonte: Ibicidade.com

0 Comentários: