terça-feira, 23 de maio de 2017

Papo Reto: Vereadores da base do prefeito não LARGAM O OSSO

Por João Vieira Picanço*

Enquanto agente político, ele faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (Câmara Municipal). Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da BOA APLICAÇÃO E GESTÃO DO ERÁRIO, OU SEJA, DO DINHEIRO PÚBLICO.


Essa deveria ser, realmente, a função do vereador eleito por você de Ibaretama; aquele em quem você votou na intenção dele lhe representar e fiscalizar as finanças públicas; dinheiro dos nossos impostos que serão destinadas para saúde, educação, transporte, merenda, etc.

Em tempo de eleição, não faltam promessas nos palanques. O apelo e a tentativa do convencimento por meio de promessas é um dos mecanismos mais usados para lubridiar, engrupir, ilusinar, engambelar  o eleitor. Na busca pela vitória não apenas falam demais, mas prometem absurdos. Em todas as eleições, os candidatos vêm com as mesmas e já conhecidas promessas; as mesmas desculpas e as mesmas “baboseiras”.

Os vereadores da base do prefeito não LARGAM O OSSO, estão sempre em pé-de-guerra em busca de assegurar empregos para acomodar aliados e familiares; defendem tudo de interesse do prefeito, mas contrário aos anseios da população. O que interessa mesmo é o prestígio na administração para garantir uma fatia do bolo e continuar “roendo o osso”.

Citamos como exemplo o desrespeito aos requerimentos dos vereadores de oposição que deixam de ser atendidos. O prazo máximo é de 15 dias e não pode deixar de ser respondido. É que diz a Lei Orgânica do Município. O descumprimento da Lei Orgânica é motivo para uma CPI, mas sabemos que um pedido desse não passa na Câmara, pois o prefeito tem maioria, tem o “rolo compressor”.

Falta transparência na atual administração e não sei se estão tentando esconder alguma irregularidade.

Mas será que somente devemos ficar observando, nos decepcionando, culpando o executivo, as autoridades omissas como se nada pudéssemos fazer? Claro que não! É preciso que o eleitor tenha preocupação na hora de votar; fazer uma análise profunda do candidato; se ele está ali para defender seu projeto pessoal ou se ele está ali para defender o social. O Brasil está mudando, o Ceará está mudando, temos que mudar Ibaretama. Não podemos mais colocar velhas raposas para tomar conta do galinheiro. Só dá nisso!

O momento de insatisfação política deverá servir de reflexão e criar uma formação, um senso crítico ao eleitor.

“A PERPETUAÇÃO É AMBIVALENTE. PODE SER RUIM, POIS VIABILIZA A FORMAÇÃO DE GRANDES CACIQUES POLÍTICOS, MAS TAMBÉM FUNCIONA COMO UMA FORMA DE PREMIAR AQUELES QUE TÊM ATUAÇÃO DE DESTAQUE”.

Obviamente, as generalizações são sempre equivocadas e por isso é certo ponderar que existem muitos candidatos sérios e comprometidos. No entanto, a história da política de Ibaretama confirma a existência permanente de políticos de ocasião, oportunistas e de caráter duvidoso.
Daí a necessidade do desenvolvimento de uma consciência política cada vez mais apurada e aguçada, pronta para descartar o voto nesses indivíduos e para confirmar o apoio aos que realmente desejam uma cidade melhor para todos. Por isso, votemos conscientes.
Pense, reflita.

João Vieira Picanço, é advogado, ex-parlamentar do município de Ibaretama e atualmente presidente municipal do PDT de Ibaretama.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: