terça-feira, 30 de maio de 2017

Polícia Federal mira Prefeitos e intensifica fiscalização no combate a corrupção no Ceará

A Polícia Federal criou um departamento (DELECOR) exclusivo para o combate a corrupção nas prefeituras e deve começar a atuar com força em breve.

PF vai apertar o cerco em 2017 contra a corrupção e desvios de recursos nas prefeituras. De acordo com o delegado federal, Rolando Alexandre de Souza, o foco maior está sendo a operação Lava Jato, e isso gerou certa liberdade para os municípios e, às vezes, alguma questão de desvio não está sendo tratada da forma que deveria.


“As organizações criminosas constituem ‘empresas de fachada’ para participarem das licitações. A fraude, normalmente, acontece em um conluio da iniciativa privada com o poder público e possibilita a contratação ilegal. Daí vêm os superfaturamentos e os consequentes desvios. Quando se faz um conluio desses, evidentemente, cada um sai ganhando uma parte”, detalha Joécio de Holanda, delegado de Combate à Corrupção (Delecor) do Ceará.

Conforme Joécio Holanda, muitas vezes, as várias empresas que concorrem em uma licitação foram abertas pela mesma quadrilha, mas nenhuma tem capacidade operacional, empregados ou mesmo sede física. O delegado afirma, ainda, que as comissões de licitações das prefeituras são formadas por pessoas consideradas de confiança dos gestores, mas que, na maioria dos casos, não têm conhecimento jurídico para analisarem os contratos.

As ações de investigação já iniciaram e podem ser deflagradas as primeiras operações de 2017 assim que as provas forem suficientes para implicar os investigados, tudo é mantido em sigilo e controlado para garantir o sucesso de todas as ações.

Com informações da Revista Ceará.

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: