quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Sem imposto: Câmara de Ibaretama rejeita projeto da CIP

O Projeto não chegou a ser votado, apenas os pareceres das comissões técnicas que foram rejeitados pelo plenário.

O Governo de Ibaretama, Sertão Central, havia convocado uma sessão extraordinária da Câmara Municipal para deliberar exclusivamente sobre a CIP – Contribuição de Iluminação Publica, a ser instituída no âmbito municipal, se aprovada o imposto seria aplicado já a partir de Abril de 2018.


O prefeito Edson Moraes (PMDB), havia convocado vereadores da sua base para debater sobre o projeto, ao que parece o prefeito não conseguiu convencer os aliados, O projeto foi rejeitado ainda pelo parecer técnico das comissões que em plenário não conseguiu maioria para ir para a votação.

O vereador Gerson (PCdoB) fez mais um de suas falas duras “está tudo errado” disse o parlamentar ao se referir ao projeto e as ações da administração municipal. Atualmente Ibaretama passa pela a maior crise administrativa da história, a sede administrativa está funcionando temporariamente em uma casa alugada, a energia está cortada.

Para a maioria dos vereadores de Ibaretama, esse não era o momento de aprovar impostos para a população, o município está um caos pela falta de competência administrativa e não por falta de recursos, o município dobrou esse ano o gasto com cargos de confiança do prefeito de acordo com órgãos de fiscalização.

A Administração diz que Ibaretama agora ficará em apagão, o fato é que já existe um apagão administrativo e não foi causado pela Câmara de Ibaretama, a administração diz que a dívida é de 2015 e 2016 culpando a gestão passada, mas, não informa que o município dobrou a dívida só em 2017.


Votaram na desaprovação do parecer para que o imposto não fosse votado, os vereadores, Til Saturno (PT), Carlinha (PSD), Valberleno (PV), Igor do Bebé (PMDB) e Gerson (PCdoB). Já os vereadores  Claudio de Paula (PTdoB), Daniel (PSDB) e Vanderlene (PMDB) foram favoráveis ao parecer que levaria o projeto a plenário. O Presidente da Câmara só se manifesta em caso de empate o que não foi o caso. 

0 Comentários: