sábado, 9 de dezembro de 2017

COGERH arromba açude Carrapateiras em Ibaretama, população não foi consultada.

Em 2016 foi ventilada a ação pelo órgão estadual, a época apesar de ser um órgão estadual, ex-prefeita vetou a ação.

Carrapateira arrombado pela COGERH Foto: Beto Moreira
O Açude Carrapateiras em Ibaretama, Sertão Central, é um dos equipamentos hídricos mais antigos de Ibaretama, já possuiu o título de maior reservatório de Ibaretama e alimentou e sustentou muitas famílias que dependiam de suas águas. tendo abastecido durante anos a região.


Consultando sempre a administração local, a COGERH desde 2016 tentava a ação de arrombamento do equipamento para que água chegasse ao leito do açude Barreirão, de acordo com técnicos o Barreirão estava em seu volume morto não sendo mais possível levar água até a sede do município. Em 2016 a prefeitura não aceitou o arrombamento dando outras sugestões como a instalação de uma válvula de drenagem.

O açude com muitas histórias a ser relatada pela população que depende dele, foi violentado pela COGERH – Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado, na tarde desta sexta-feira -8, não sabemos se há o consenso da atual administração municipal, até agora nenhum órgão divulgou nota sobre o assunto. O Carrapateira conseguiu sangrar este ano, ele se encontra no mesmo afluente do Barreirão.

De acordo com membros da Comissão Local de gerenciamento de Recursos Hídricos, pertencentes à comunidade Local, a população não foi informada da ação e só tomou conhecimento após a ação em curso, agora todo o volume abastecerá o Barreirão, boa parte será perdida no próprio leito do riacho ate ser efetivamente usada pela CAGECE para a cidade de Ibaretama.

A comunidade de Lagoinha, bem como as famílias que usavam as margens do Carrapateira para garantir o sustendo de animais e da própria família estão prejudicadas com a ação do órgão que não consultou a população.

1 Comentários:

jocelio silva disse...

Nois da comunidade de lagoinha utilizamos água do açude barreirão a mais de dois anos. A água do carapateiras estava vendo utilizada apenas por proprietários de carros pipas que ficam ater altas horas da noite tirando agua de la com intuito financeiro muitas das vezes. Agora sim com a ação feita pode sim dizer que a população de lagoinha esta utilizando esta água para agudar a garanti o sustendo e a higienização Familiar não so dos moradores desta localidade mas sim de boa parte de Ibaretama.