segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Fenômeno La Ninã e outros fatores favorecem bom inverno em 2018

O clima vem mudando e a perspectiva é de bom inverno para boa parte do nordeste.

Com as chuvas e o vento forte que estão ocorrendo em parte do nordeste, os meteorologistas acreditam que o fenômeno La Ninã (que diminui a temperatura do Oceano Pacífico) permaneça até meados de 2018.


De acordo com pesquisadores, essas e outras condições climáticas favorecem a ocorrência de chuvas nesse final de ano e inicio de 2018. O Ceará enfrenta o sexto ano consecutivo de seca. Sendo considerada a estiagem mais severa da história.

A previsão é de permanência do fenômeno pelo menos até meados de 2018, o que indica que não teremos formação de bloqueios ocasionados pelo comportamento do Oceano Pacífico no período chuvoso de 2018, facilitando assim o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (sistema meteorológico que causa as chuvas na Região Nordeste no período de fevereiro a maio) para próximo do Nordeste Brasileiro nos meses de fevereiro a maio de 2018.


Em Ibaretama, Sertão Central, espera-se que as chuvas sejam bem mais volumosas, desde 2009, que a quadra chuvosa não é satisfatória e tem sido prejudicial para agricultores, de lá pra cá as safras não são satisfatórias e tem afetado diretamente a renda das famílias que dependem da agricultura de subsistência. 

0 Comentários: