Compre Agora

domingo, 19 de março de 2017

Preocupante: Açude Macacos continua abaixo de 5% da capacidade

Hoje é dia de São José, dia em que o povo cearense renova as esperanças e pede por bom inverno ao padroeiro do Ceará.


A situação do açude Macacos (barreirão) em Ibaretama, Sertão Central, não é nada boa, mesmo com as chuvas que banham Ibaretama elas não conseguem ser direcionadas ao principal açude que abastece o município.
Em Fevereiro Ibaretama teve chuvas acima da média para o mês desde 2010, no entanto, é muito preocupante que o principal açude, não tem recebido recarga significativa, as chuvas não estão sendo intensas na região dos afluentes do reservatório.

Hoje o Açude Macacos encontra-se com 0,43(hm³) de sua capacidade o equivalente a 4,18%, para ter uma proporção do problema, em 19 de março de 2016 o açude tinha armazenado 1,18 (hm³) ou seja 11,47% de sua capacidade, mesmo assim chegou ao final do ano agonizando no seu volume morto.

“Ainda não está caindo chuva de forma ideal nos locais que abastecem os principais açudes. O aporte foi pequeno para esses grandes reservatórios, mas já era previsto pela FUNCEME que essas regiões poderiam ter dificuldades de recarga hídrica até o final da estação. Essa possibilidade de um aporte hídrico pequeno é sinal de grande preocupação!, explicou o meteorologista Raul Fritz.

Açudes no Ceará
Os 153 açudes monitorados pela COGERH apresentam volume de 1,21 bilhão de m³, o que representa 6,51% da capacidade total de armazenamento. Ainda assim, o estado permanece com 51 reservatórios em volume morto e 32 completamente secos. Outros 134 açudes cearense estão com volume abaixo de 30%.


Apenas o açude Caldeirão, no município de Saboeiro, atingiu a capacidade máxima de armazenamento. O Castanhão, responsável por abastecer toda a região Metropolitana de Fortaleza, está com apenas 5,69% da capacidade de abastecimento.

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

Nenhum comentário:

::: NOSSOS VÍDEOS

Loading...