quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Futebol: Há 18 anos Ibaretama disputava uma final no Presidente Vargas

Por Georzito Ferreira

No feito histórico, para os ibaretamenses, Avelar Rodrigo era o árbitro. E o hoje árbitro da FCF, Wladyerisson Oliveira, defendia as cores do time da região da Serra Azul.

No dia 09 de janeiro do ano 2000, a seleção de Ibaretama chegava ao ápice de seu futebol, enfrentava a seleção de Pacajús, no Estadio Presidente Vargas em Fortaleza, pela final do XXVI INTERMUNICIPAL.  A equipe configurava para a crônica esportiva como a grande surpresa (zebra) do certame.


Ibaretama chegou à final, após vencer na semifinal, a forte equipe de Maracanaú (uma das favoritas ao troféu) nas penalidades máximas.

Na fase anterior, o selecionado da Serra Azul historicamente havia forçado uma partida extra, onde eliminaria o Fênix, time da Capital, em pleno solo alencarino, no campo do Terra e Mar. Detalhe: parece até coisa de cinema, nesta partida, aos 47’ da segunda etapa, Ibaretama venceu o jogo de virada, fora de seus domínios, com gol do meia Marquinhos.

Nem, ex- atleta do Quixadá Futebol Clube (atual SGT Ferreira da PMCE) ainda marcou para o time ibaretamense e o goleiro Nilton, também ex – Canarinho do sertãohavia defendido uma penalidade, quando a partida estava favorável ao adversário, ou seja, quando o Fênix vencia por 1 a 0.

Com a vitória de Ibaretama, houve então a necessidade de uma terceira partida entre ambas as equipes, conforme o regulamento da competição, já que o time da Serra Azul, havia perdido em casa (no Campo do Bonito) pelo placar de 1 a 0 no primeiro duelo.

No terceiro confronto, com a auto-estima nas alturas, Ibaretama tirou do páreo de vez a equipe da capital, o Fênix, em partida realizada em estádio neutro, que foi no Assis Benício em Pacajús, vencendo pelo placar de 3 x 1, credenciando-se assim para a semi-final da competição contra Maracanaú.

A seleção de Ibaretama era dirigida pelo técnico Abel Lemos, enquanto Pacajús pelo ex-jogador, conhecido nacionalmente, Argeu dos Santos.

Ao chegar à final do XXVI, Ibaretama bem como Pacajús, já garantiram vaga na 2ª Divisão do Campeonato Cearense de futebol profissional. Conquista essa que não veio a se concretizar por parte de Ibaretama.

Ibaretama com o vice campeonato ganhou a Taça Radialista Edilson Alves.

Desde então, não mais se vira o nome de Ibaretama nas páginas dos periódicos cearenses e nem se ouvira seu nome nas rádios em matérias esportivas com tamanha importância.

O time vice-campeão do estado do Ceará no XXVI Intermunicipal de futebol, no dia 9 de janeiro em 2000, foi ao gramado do PV com a seguinte formação:

Nilton, Georzito, Reginaldo, Cleilson e Milton (Marcelo); Wladyerisson (Chiquinho), Deusimar, Sérgio (Wellington) e Max; Marquinhos (Lucas) e Nem.
Técnico: Abel Lemos

Pacajús:
Clenilson, Abacate, André Pascoal, Damir e Arnoldo; André Garrote, Evandro (Iranildo), Fitinha (Alex) e Marciano (Leandro); Dé e Luciano (Ronaldo)
Técnico: Argeu dos Santos

Local: Estádio Presidente Vargas (PV) – Fortaleza-Ce
Árbitro: Avelar Rodrigues, assistências: Mauro Pires e Mauro Bastos;
Renda: R$ 6.672,00

Público: 3.336 pagantes

Fonte: Blog do Georzito

0 Comentários: