segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Ibaretama tem pior situação fiscal do Ceará diz jornal

A matéria do Diário do Nordeste traz que 73 cidades estão com o limite de gastos de pessoal acima de 54%, o limite é definido pela LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Desequilíbrio das finanças publicas de Ibaretama, Sertão Central, é destaque hoje na coluna regional do maior jornal do estado, Diário do Nordeste, o jornal destaca que 73 cidades estão com os limites de pessoal estourados, descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal.


De acordo com o periódico, o município de Ibaretama tem a mais grave situação fiscal do estado, que comprometeu até agora 68.80% da receita corrente líquida com despesas de pessoal.

Ao jornal, o atual prefeito municipal de Ibaretama, Edson Moraes (PMDB), disse que a situação de colapso das contas publica se deve a gestão passada que entregou o município sucateado, justificou que tomou todas as medidas e que só um milagre salva o município de Ibaretama.

A gestão de Edson Moraes tem enfrentado críticas da população, sem dinheiro para pagamento de servidores, ainda falta dinheiro para investimentos na saúde e na infraestrutura, a população está recolocando por conta própria as lâmpadas da iluminação publica de responsabilidade do município.

O desequilíbrio pode ser justificado pelo grande numero de comissionados e contratados, apadrinhados políticos que continuam na folha do município, até agora as medidas tomadas impactam no servidor concursado, como por exemplo, suspensão de licenças prêmios, corte de 1% de anuênio de servidores ampliados e gratificações estipuladas em lei.

Ibaretama tem uma receita de pouco mais de 26 milhões e deve gastar mais de 18 milhões com folha, essa foi a ultima projeção do TCM antes da extinção, agora a transição das cortes é uma incógnita com relação a esse acompanhamento que era sistêmico.

O Município de Ibaretama tem até Abril de 2018 para regularizar a situação fiscal e obedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal, sob pena de ficar sem recursos voluntários do Estado e da União. 

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: