terça-feira, 11 de setembro de 2012

Desrespeito das instituições públicas de Quixadá com a imprensa



Alguns funcionários atendem com “cara feia”, inventam fatos, tudo para não prestar o serviço.

A imprensa é fundamental para uma sociedade livre, democrática e participativa, todavia, no dia a dia do profissional de imprensa que tenta levar ao conhecimento da população informação segura dos acontecimentos nem sempre é fácil, isso devido à forma que muitos funcionários públicos atendem a imprensa na região. É preciso paciência e perseverança.

A liberdade de imprensa tem sofrido sérios riscos de pessoas que atuam no Poder Publico, com destaque para as instituições mais criticadas pelos veículos de comunicação. Nos últimos meses profissionais tem sido vítima de agressões por autoridades públicas, em Ibaretama, um cinegrafista foi agredido pelo Comandante da Polícia Militar de Quixadá, meses depois em Senador Pompeu o subcomandante da mesma instituição atirou dentro da filmadora de outro cinegrafista em Senador Pompeu.


No dia a dia, buscar a informação com precisão não é papel fácil, muitas instituições se negam a receber a imprensa, alguns funcionários atendem com “cara feia”, inventam fatos, tudo para não prestar o serviço. No Hospital Eudásio Barroso a situação é constrangedora, na maioria das vezes os servidores atendem os profissionais sem os tratamentos merecidos, criam fatos, a frase comum e: “não sei”, “não posso informar”, “não tenho informação”, o diálogo na maioria das vezes é tenso em virtude da sonegação da informação, o caso é semelhante na Maternidade Jesus Maria José.

A imprensa é o quarto poder. Todo o cidadão hoje conhece o poder que a mídia desempenha, conseguindo a todo o momento pressionar e ajudar na elucidação de fatos importantes tanto políticos no caso do Mensalão, e também de homicídios como foi o de Isabela Nardoni, pressionando para que a sensação de impunidade não impere em uma sociedade, muitas vezes descrente que o caso terá um final com os infratores sendo punidos.

Muitos funcionários públicos não permitem que as suas instituições sejam criticadas, sendo este um dos motivos do relacionamento conturbado. No fim somente a sociedade sai perdendo.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. 

0 Comentários: