sábado, 16 de junho de 2012

Lugar da Juventude é na Política.

Por Germano Monteiro

Em meio a esses problemas sociais  juventude também é vista como solução para nosso país.

A participação da juventude na política vem crescendo ano após ano, aqueles que achavam que política era coisa para velho mudaram totalmente de posição, os mais velhos são a inspiração da juventude para lutar pelos seus interesses na sociedade. Antes a juventude era vista como um problema em nosso país, os destaques nos programas policiais eram da jovens da periferia no crime, o crime que por sua vez está em tudo que é classe social, seja rico ou pobre os jovens já estamparam muitas notícias desagradáveis.  Infelizmente isso ainda acontece em nosso meio, ainda é muito grande a participação dos mesmos na criminalidade.
 
Em meio a esses problemas sociais  juventude também é vista como solução para nosso país, para entender a juventude é preciso conhecer as transformações que esse momento significa na vida de cada um, os sonhos, desafios, dificuldades... Daí, o grande número de estudos, discussões, projetos e debates que são realizados sobre a juventude no Brasil e no mundo. A realidade de muitos é completamente diferente como alguns imaginam, pesquisas provaram que muitos jovens vivem sem emprego e quando trabalham não tem carteira assinada, vivem na informalidade. 

Voltando ao tempo e entrando em nossa história é possível lembrar da participação da juventude em movimentos históricos, na década de 60 movimentos estudantis e juvenis estiveram a frente da campanha "Petróleo é Nosso" e contra a ditadura militar que interrompeu a democracia em nosso país, onde lideranças desses movimentos foram mortos sobre as torturas da ditadura. A participação jovem fez com que o movimento Diretas-Já se tornasse uma verdadeira efervescência em nosso país, todos reunidos na luta pelo direito de votar. Voltaram as ruas, dessa vez com rostos pintando pelo "impeachment" de Collor no movimento dos "Caras-Pintadas" que foram de grande importância  para o resgate do orgulho do nosso povo.

Hoje em dia a participação da juventude não é a mesma de anos atrás, é inaceitável que os jovens inteligentes, dinâmicos e criativos estejam do lado de fora com atividades que não coincidem com um papel de um cidadão. É preciso também que a juventude tenha voz e possa participar ativamente nos processos democráticos da politica, não adianta partidos levantarem a bandeira da juventude e não deixarem os mesmos falarem, não adianta oferecer encontros com farra e esquecer dos objetivos. Entra em discussão movimentos como a LGBT, movimento das mulheres, movimentos culturais e até mesmo o da juventude, nosso país vai avançar quando esses e outros movimentos tiverem participação de verdade. 

A inserção da juventude na Política é de extrema importância para renovar quadros, trazer novas idéias e construir um novo caminho. A juventude não pode ficar de fora, tem que acreditar e lutar para as transformações acontecerem. Independente de partido, seja de esquerda ou direita o jovem não pode ficar de fora das discussões que envolvem nosso futuro. É de grande importância aumentar a participação da juventude nos debates políticos.

Acesse também:


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

1 Comentários:

Walter disse...

É comum encontrarmos dois erros quando falam sobre juventude.
O primeiro deles é colocar a juventude como algo uno quando na verdade existe um plural de juventudes com suas diferenças e especificidades. As juventudes do campo, da periferia, da classe média etc.
O segundo é tratar as juventudes como o futuro do Brasil. Na verdade os jovens são o presente. Essa ideia é colocada para desvalorizar o protagonismo juvenil. Sem os jovens não há futuro mas se eles não participarem de sua construção, ele não será como esperamos.