sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Possíveis irregularidades na Saúde de Ibaretama.



A Vereadora Elíria Queiroz (PTB), retratou na semana passada no plenário da Câmara Municipal de Ibaretama e voltou a retratar na sessão de hoje (14/08), sobre possíveis irregularidades na Saúde do município de Ibaretama. A denuncia refere-se ao atendimento da médica no distrito de Oiticica, a Vereadora disse ter procurado a Regional de Saúde, para saber da situação de Ibaretama, os atestados da Secretaria de Saúde dão conta que a médica que atendia a localidade de Oiticica foi desvinculada do programa PSF no mês de abril. Segundo a Vereadora, a médica deixou de atender no mês de março de 2009, mesmo assim a Secretaria de Saúde continuou a informar o nome da médica com a carga horária de 40hs nos atestados fornecidos à Regional. “Considero que a Secretaria de Saúde agiu de má fé, se tivesse feito a freqüência colocando desligado tudo bem, mas, ela colocou na freqüência, é o nome que está atestando que aquela médica vai. E colocou 40hs como colocou de todo médico” Disse a vereadora em entrevista exclusiva a Revista Central e ao Ibaretamanet.com.

Já o Vereador Daniel (PCdoB) usou a plenária para fazer a defesa da Secretaria de Saúde, o vereador apresentou os atestados da Secretaria de Saúde que constam o nome da médica, no entanto existe uma observação no rodapé da folha dizendo que a médica está desvinculada do PSF desde o dia 24 de abril de 2009. A Vereadora Elíria pede a parte e diz que está surpresa com a observação, já que nem ela e muito menos a técnica que a atendeu no primeiro momento verificou tal observação, além do que disse ter solicitado através de requerimento a Secretaria de Saúde tais documentos não obtendo resposta. Retomando a palavra o Vereador Daniel disse que a Vereadora apresentasse denúncias somente quando tivesse as provas.

Segundo a Vereadora da oposição Elíria Queiroz (PTB) a denúncia já foi encaminhada para o Ministério Público e que todos os fatos serão apurados.

O Vereador Caliando (PRB) da base aliada do prefeito disse que se a denúncia tiver fundamento cabe ao Ministério Público apurar se houve má fé dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde ao repassar essas informações ao setor responsável. O Vereador Carliando falou com exclusividade para este site, “Tomei conhecimento da denuncia aqui na Câmara, procurei a secretária de saúde que me informou que essa médica tinha sido exonerada do cargo no dia 24 de abril de 2009, ela não estaria mais tendo nenhum vínculo com o PSF e que essa observação estava na folha de freqüência dela na data da exoneração. A Elíria falou que essa freqüência tava indo até o mês de julho, a secretária garantiu que não tava sendo feito nenhum pagamento e que realmente ela (a médica) estava exonerada do cargo. A vereadora disse que não viu (a observação) e que já tinha denunciado ao Ministério Público (segundo o vereador cabe ao MP a investigação). Só sei que o que importa é que tanto na saúde como na educação que seja tudo feito com a qualidade que o povo de Ibaretama merece”.

Ainda nesta sessão foi denunciado pela Vereadora Elíria que carros que estão alocados para o PSF estariam cobrando passagens no momento que se deslocavam para as cidades vizinhas e Fortaleza. A denuncia, não teve defesa por parte de nenhum vereador da situação, todos concordaram que os fatos têm que ser apurados e disseram inclusive que o Prefeito já tomou conhecimento do fato e que tomará as providências cabíveis. Segundo a denuncia apresentada pela vereadora o motorista de um determinado transporte aproveitava a viagem com pacientes para cobrar passagens de pessoas que aguardavam transporte alternativo. O Vereador Bebé (PRB) líder da bancada do governo municipal disse que as denúncias têm que ser apuradas e que se isso realmente tiver acontecendo é um crime grave.

FIQUE POR DENTRO

Atualmente a Câmara Municipal de Ibaretama é composta por 9 (nove) vereadores, teoricamente 5 (cinco) da base aliada do prefeito e 4 (quatro) da oposição, no entanto desde que assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Ibaretama o Vereador João Vieira Picanço (PSB) têm enfrentado duras criticas por ter dado mais voz a oposição dentro da Câmara, o que não acontecia a muito em Ibaretama. O Prefeito Municipal Sr. Francisco Edson de Morais também é do PSB, partido que tem a frente na presidência João Vieira Picanço. Existem rumores de um possível rompimento, na verdade Picanço, anunciou sua saída da base de apoio do prefeito, no entanto, justificou que: todos os projetos vindos do Executivo ao bem do povo teriam o seu apoio e que jamais conduziria o Legislativo do município com picuinha política.

Historicamente o município de Ibaretama sofre com a disputa política entre duas famílias tradicionais, e ainda não está conseguindo romper este vinculo de politicagem que sempre foi um marco negro em sua história. Felizmente o povo de Ibaretama está acordando e acompanha de perto o desenrolar de uma política de acusações que ainda é travada pelos políticos da cidade.

Aos poucos essa cultura esta mudando, hoje na Câmara Municipal pode-se observar que o diálogo político já é possível, quando antes era vergonhoso acompanhar uma sessão daquele poder. Os vereadores parecem ter visto que a sociedade não suportará mais nenhum tipo de manobra política que venha a prejudicar o nosso povo. Isso está se dando pelo fato de a sociedade de Ibaretama está a cada dia buscando organizar-se através de movimentos sociais fortes e representativos.

4 Comentários:

Virginia e Júlio - Comitê Técnico do PROARES disse...

Gostaria de informar que os recursos do PROARES, projeto que irá viabilizar a construção de três importantes obras no município, já estão garantidos, tendo em vista que o Prefeito Municipal assinou convênio no dia 20/08/09 e repassou o valor da contrapartida para o Estado. Será iniciado o processo licitatório, que irá credenciar o município para a construçao das obras. Retificando a informação veiculada por este blog, comunicamos que não será construído um novo CRAS e sim o prédio para funcionamento do CRAS existente, pois o mesmo não dispõe de estrutura física adequada para o atendimento das famílias referenciadas pelo sistema local de Assistência Social.

Virginia e Júlio - Secretaria de Ação Social disse...

A Secretaria de Ação Social e o Conselho Municipal de Assistência Social de Ibaretama realizaram no último dia 20/08/09 a III Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema: Participação e Controle Social no SUAS. Contou com a participação de autoridades e representatividades importantes do município que contribuiram para a construção de propostas significativas para a execução da política pública, no que concerne à inclusão social daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Ibaretamanet disse...

Obrigado pelos comentários e pela correção, fiquem a vontade para comentar só sinto que o comentário foi feito na matéria errada, mais fiquem a vontade, estamos aqui para ajudar na divulgação do município de Ibaretama. estamos comprometidos com a notícia e com fatos locais vocês também podem acessar o www.revistacentral.com.br é o maior site de informações do Sertão Central.

Anônimo disse...

O povo de Ibaretama está acordando e agora está denunciando mais. Isso, ninguém pode ter medo do poder público, afinal podemos cobrar trabalho, compromisso e respeito pelo nosso município. Todos já sabem que realmente é preciso pagar par andar nos carros da saúde do município e que estes fazem lotação e transportam os pacientes ao mesmo tempo, se apoderando do dinheiro público em viagens particulares. Mesmo depois da denúncia da Vereadora Elíria, podemos perceber que o problema da cobrança das passagens nos carros da saude continuam, a final de contas não foi atoa que o refernte motorista e dono do fiata doblo e do micrônibus votou e trabalhou para eleger o prefeito, pra depois da vitória, casas e batizar e não ser punido. Outro problema semelhante, em relação a transportes, é o caso do ônibus escolar da localidade de Bastiões, cujo motorista é o cunhado do Secretário da Educação. O mesmo vive bêbado na direção do ônibus, que na verdade é uma lata velha, e ultimamente, parou o ônibus e discursou para os alunos "foram me denunciar para o Prefeito, mais a partir das 7 horas eu faço o que eu quiser". Isso na verdade representa claramnete a falta de compromisso do Prefeito e do Secretário da Educação com a vida de tantas crianças. Vamos ver se o vereador Carliando vai tomar uma atitude para resolver os problemas desses transportes da Saúde, pois o mesmo é muito amigo desse pessoal dono desses carros, que inclusive são eleitores dele. Mas acho que ele vai preferir fingir não esta vendo para não perder os votos.
As providencias precisam ser eficases e devem partir inicialmente por parte do Prefeito, que deveria andar mais em seu município e conhecer os anseios da sociedade.