domingo, 16 de agosto de 2009

Pároco de Ibaretama critica vereadores.

Na sessão da Câmara Municipal do ultimo dia 15/08 além da polêmica envolvendo denúncias na saúde do município de Ibaretama, alguns vereadores se pronunciaram a respeito de uma obra no distrito de Oiticica, a obra refere-se à construção de uma Praça em torno da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira daquele distrito.

O Vereador Carlos Augusto, o Carlinhos (PTB) da bancada de oposição ao governo municipal, usou o plenário para informar à população que sempre foi a favor da construção da Praça da Oiticica, que foi ele quem solicitou em requerimento ao prefeito a construção de tal obra. No entanto a área onde fica localizado a Igreja de Oiticica e onde supostamente ficará encravada a Praça é legalmente pertencente à Diocese de Quixadá através da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, portanto diz o vereador em plenário: “Pra se fazer uma praça somente na parte da frente da Igreja fica muito feio, porque fica bonitinho a Praça da Oiticica como foi feito essa praça aqui da Matriz, a praça por frente e por trás da Igreja”. Continuando o Vereador diz sem citar nomes: “Eu não acho certo se tem pessoas querendo embargar essa obra, até porque Casa Paroquial já tem aqui na sede”.

A Vereadora Elíria (PTB) ao usar a tribuna diz: “Carlinhos não é uma Casa Paroquial e sim um local para encontros que a Igreja precisa”.

Por sua vez o Vereador Bebé (PRB) Líder do Governo Municipal, foi mais incisivo e até acusador ele diz sobre a obra da praça usando a tribuna: “Eu acho que o pade vai aceitar, eu acredito que sim. Porque? é para o bem do povo e se é para o bem do povo ele vai aceitar...”(as colocações estão na integra da maneira como foi falado pelo vereador) e acusa: “...ou então é problema político, ou então é problema pessoal, ou então não é pro prefeito fazer nada na Oiticica”. No final de seu discurso o Vereador olhando para o correspondente da Revista Central e editor do Ibaretamanet.com diz: “leve um recado pro pade. Diga a ele que libere pra fazer a praça, ou ele ou o Bispo que é pra ficar bem bonitinho...”.

Ao ser procurado por nossa equipe o Pe. Paulo César que se encontrava na Capital Cearense (Fortaleza), resolvendo problemas e tentando adquirir recursos para a reconstrução da Igreja da Oiticica que se encontra em reforma, fala com exclusividade para o site Revista Central.

“A Paróquia não vai liberar a área que fica por trás da Igreja para construção de Praça alguma, é o único espaço que nós temos para construirmos a Casa Paroquial e um local para encontros, na frente sim! Eu autorizo...” e o Pároco de Ibaretama continua “A Câmara deveria se preocupar com outras coisas mais urgentes e não com construção de praça, olhem a questão da saúde que está precária e deixando a desejar. Devem se preocupar com o município como um todo, geração de emprego e renda. Além do mais o município de Ibaretama quase não tem tradição e história e ainda querem se preocupar com construções de praças? Minha decisão não é política e sim de Pastor, pois, minha compreensão de política vai muito além dessa que se tem em Ibaretama que é partidária e retrógada. Hoje se pensa nisso (na Praça da Oiticica) como forma e estratégia de se promoverem. Rezo todos os dias para que Ibaretama se liberte dessas correntes retrógadas que só servem para aprisionar a mente do povo”.

Para concluir o Pároco diz: “Acredito na competência de nossos vereadores, agora se faz necessário voar mais alto e não ficar preso ao passado, pois, o futuro não espera!”.

FIQUE POR DENTRO

O distrito de Oiticica é o segundo maior colégio eleitoral de Ibaretama. No centro do distrito mais precisamente na vila central de Oiticica está encravada a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora. As terras em sua maioria, ou seja, praticamente todo o centro da vila-distrito pertencente à Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, terreno este que foi doado por benfeitores há alguns anos atrás.

Com passar de muitos anos, as administrações publicas de Ibaretama não zelaram pelo patrimônio que ali se encontrava. Hoje quem visita Oiticica ver com tristeza o abandono daquele distrito. A praça principal já não existe mais, e a Igreja teve que ser desativada para reforma por risco de desabamento.

As terras pertencem a Paróquia de Ibaretama. Existem rumores na cidade de que o atual prefeito pretende (pois nada foi repassado oficialmente para a paróquia de Ibaretama) reconstruir a Praça de Oiticica, no entanto o projeto prevê segundo fontes da prefeitura a construção ao redor de toda Igreja, fato esse, que esta gerando polêmica na cidade.

A Igreja disse oficialmente através de entrevista a este site pelo seu pároco que não aceita a construção da praça por trás da Igreja por ser o único local disponível para possíveis construções por parte da mesma. No entanto o Ibaretamanet.com e o Revista Central estaram acompanhando estes fatos para melhor informar os leitores. A Igreja de Oiticica é uma das mais antigas do município chegando a ser em área maior que a Matriz de Ibaretama.

0 Comentários: