segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Evolução educacional e participação estudantil.


Neste ultimo sábado (15/08) foi realizado na Escola Municipal Raimunda Emilia de Lima, promovida pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura do município de Ibaretama uma Gincana Cultural Intercolegial, onde a premiação maior era um Computador para escola ganhadora e um aparelho de DVD. As escolas tinham que expor trabalhos como Teatro, dança e como parte da gincana, encontrar pistas valendo pontos e responder a um questionário sobre os 21 anos de emancipação política de Ibaretama, onde cada questão certa também valia ponto no quadro geral. A participação das escolas foi efetiva ficando perceptível o nível de comprometimento dos alunos. Se formos comparar com outras atividades realizadas em anos anteriores entre Gincanas, Feiras Ecológicas, Semanas Científicas Culturais e dentre outros realizados há alguns anos atrás teve um decréscimo.

Poderíamos aqui citar como umas das causas a não mais utilização do método que era aplicado até pouco tempo, sendo mais rígido, reprovando o aluno se não atingisse a nota exigida e dentre outras abordagens na sala de aula permitida ao professor, gerando assim uma maior falta de disciplina e respeito pelo ambiente escolar.

O citado método utilizado tem muitos pontos a serem discutidos, no entanto se fomos analisar, o nível de aprendizado dos alunos era maior e não havia tantos analfabetos funcionais no Ensino Médio ou em séries de níveis mais alto com conhecimento desproporcional. Neste mencionado período a rivalidade entres escolas era espetacular e vale ressaltar a antiga rivalidade entre a Escola Estadual Cônego Luiz Braga Rocha e a municipal Raimunda Emilia de Lima, as habilidades artísticas da escola do Distrito de Nova Vida que sempre levava a premiação na dança ou teatro. Ocasionando que o nível dos trabalhos era incrivelmente perceptível e como fruto destas atividades muitos alunos foram capazes de desenvolver habilidades comunicativas, científicas, educacionais e dentre outras, pois durante estes eventos, muitos alunos tinham que estudar assuntos extras referente ao tema proposto pelo evento, adquirindo assim, conhecimentos além do que a escola já passava normalmente.

Pode-se verificar que algumas escolas têm sim, talentos memoráveis, mas percebe-se que o investimento, o suporte que é dado para estas escolas por meio do poder público, para poderem desenvolver seus trabalhos durante estas atividades é precário e muitas vezes nulo, ficando, portanto, sem subsídios para poderem competir de igual para igual com outras instituições. O exemplo, a ganhadora foi a Escola Raimunda Emilia de Lima e pode-se detectar pelo material utilizado nos trabalhos apresentados que houve um maior investimento, talvez pela escola ter um pouco mais de independência ou maior investimento do poder público.

A escola de Nova vida, ou melhor, um dos professores, por exemplo, teve que arcar com os próprios custos da compra do material para que pudessem participar. A Escola Raimunda Emília também arcou com os custos de todo o material com recursos levantado pela própria escola.

Percebe-se então que essas atividades podem sim significar um grande diferencial na vida do aluno, dando ao mesmo, possibilidade de desenvolver habilidades e qualidades que no ambiente normal da sala de aula não seria capaz de desenvolver e que a escola assim, passa a cumprir o seu verdadeiro papel de preparar o aluno para a vida, pois a escola é a Faculdade de Administração da vida. E não deixemos de parabenizar as escolas que bravamente participaram desta atividade, que abrilhantaram e que deram um show de criatividade superando as adversidades e foram capazes de fazerem-se presentes nessa atividade que com uma maior ajuda do poder público teria sido muito mais proveitosa.

Colaborador: Getúlio Freitas

1 Comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de atraves deste instrumento de comunicação, denunciar que as escolas vencedoras da Gincana Estudantil, realizada em agosto de 2009, ainda não receberam a premiação prometida pela atual administração, pois na verdade não existe esta premiação que seria: 01 computador, 03 aparelhos de DVDs, 03 microssistem e 01 gelágua. Desse jeito, prometendo e conseguindo a participação de todas as escolas e não cumprindo com a premiação, é muito fácil. Da próxima vez a premiação pode ser moto, carro, ...
A população está percebendo a falta de compromisso da atual administração.
Cadê os prêmios Prefeito?
Cadê os prêmios Secretário da educação?