segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Sem Safra, agricultores de Ibaretama estão reembolsando valor referente a sementes 2017.

A cobrança está sendo feita pelo escritório regional da Ematerce em Quixadá, Ibaretama teve perca comprovada da safra em 2017.

Ainda sem saber se deve contar com o seguro safra de 2016/2017 por irresponsabilidade administrativa da Prefeitura Municipal de Ibaretama, Sertão Central, os agricultores parecem estar abandonados e não param de receber notícias desmotivadoras no cenário municipal. A esperança é que 2018 tenha um bom inverno, pois, a depender do poder publico a coisa fica complicada.


Desta vez, os agricultores de Ibaretama estão tendo que pagar o reembolso das sementes do Programa Hora de Plantar do Governo do Estado do Ceará, a Cobrança está sendo feita pela Ematerce, órgão do estado responsável pela distribuição das sementes do programa estadual.

Quem denuncia mais esse golpe contra os agricultores é o SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Ibaretama, de acordo com a direção do órgão tem agricultor tendo que se desdobrar e desembolsando até R$ 100 (Cem reais) para não ficar inadimplente com o Governo do Estado.

O Sindicato informou que comunicará por ofício a Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA. “Se houve perda em 2017, os agricultores precisam ser dispensados do reembolso, além de ainda não terem recebido o Garantia Safra, vem mais essa, o agricultor não tem de onde retirar esse dinheiro pois não existiu safra em Ibaretama” destaca Ednaldo Calixto.


Para Calixto é mais uma maldade com os agricultores de Ibaretama, ele informa que o SINTRAF vai até as ultimas consequências para defender os agricultores de Ibaretama. Tentamos contato com a SDA e a EMATERCE, mas até o fechamento desta matéria não conseguimos retorno. 

0 Comentários: