sábado, 11 de novembro de 2017

Após denuncia da imprensa, Prefeitura edita decreto de estado de seca em Ibaretama

As informações dão conta de que o Prefeito Edson Moraes (PMDB) assinou na manhã desta sexta-feira o decreto de calamidade em situação de seca para Ibaretama.

O Município de Ibaretama, Sertão Central, não havia tido o reconhecimento do estado de seca ou estiagem pelo Ministério da Integração Nacional, uma falha administrativa teria ocasionado o problema que poderia prejudicar quase 1800 agricultores e deixar de injetar na economia municipal pelo menos 1 milhão e meio de reais.


Após matéria do Ibaretamanet que repercutiu nas rádios da região e do estado o município acordou e resolveu editar o decreto da seca, pasmem, todo mundo sabia, menos o prefeito e seus técnicos que as chuvas não haviam sido suficientes para garantir o sustento das lavouras em Ibaretama. A perca foi de pelo menos 51%, em 80% do município as chuvas foram irregulares principalmente na zona rural do município.

Expectativa
No município a expectativa é grande, agricultores estão apreensivos com relação ao desfecho dessa novela, o município ainda não cumpriu com a contrapartida, ainda falta uma parcela para ser paga apesar da cobrança feita pela população e pela própria secretaria de agricultura, os pagamentos dependem da gestão financeira da prefeitura.

Ibaretama tem 1.766 agricultores cadastrados e habilitados para receber o Garantia Safra, são 850 reais divididos em 5 parcelas, nos municípios onde houve prioridade desde setembro que agricultores recebem o seguro e já torcem para que em 2018 haja bom inverno para assegurar as lavouras.

Prefeitura
A Assessoria da prefeitura confirmou a edição do decreto e aguarda o reconhecimento dos órgãos da união, o município ainda não quitou todas as parcelas, falta o pagamento de uma delas que deve ser feita no inicio da próxima semana, garantiu o município. 


0 Comentários: