quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Criando Oportunidades: Parcerias garantem qualificação para jovens na zona rural de Ibaretama.

O Curso "Mecânica de Motos" está qualificando jovens em Cajazeiras, Distrito de Nova Vida em Ibaretama.

Foto: Karpegeanne Vieira
Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil está alta em relação ao publico jovem, cerca de 17,6% (mais que o dobro da média nacional). O desemprego entre os jovens é um dado persistente no Brasil. Dentre os motivos que contribuem para essa estatística, está à falta de interesse nas empresas em contratar quando há pouca ou nenhuma experiência do candidato.


Na zona rural não é diferente, em Ibaretama, Sertão Central, que tem sua atividade principal através da agricultura de subsistência, a ociosidade acaba levando o jovem para um mundo nada promissor, a seca e a falta de qualificação deixa esse jovem na margem e muitas vezes sem ajudar na complementação na renda da família.

Pensando no bem estar desta juventude, Dr. Picanço, articulou junto ao Governo do Estado um curso de qualificação profissional para ajudar jovens do município de Ibaretama, uma parceria entre a STDS e OBAS estão proporcionando a comunidade de Cajazeiras uma oportunidade impar.

Durante 25 dias, jovens do distrito de Nova Vida terão a oportunidade de desenvolver conhecimento dentro da área de Mecânica de Motos, um sonho para muitos dos jovens que já gostavam da atividade e estão tendo a oportunidade de buscar qualificação profissional.

De acordo com Silvana Ribeiro, Coordenadora do Programa Criando Oportunidades na Organização OBAS, o curso traz oportunidades para a área rural, muitas vezes as oportunidades ficam restritas a sede dos municípios. Essa viabilidade só é possível porque a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS do Estado do Ceará investe em jovens originalmente do meio rural.

Picanço falou da Alegria de poder colaborar com o município de Ibaretama, disse estar feliz em poder ajudar intermediando junto a STDS para viabilizar mais essa conquista para os jovens de Ibaretama.

O Secretário da STDS, Josbertini Clementino, virá a Ibaretama entregar os certificados e Kits para que os jovens já possam iniciar suas atividades em pequenas oficinas e a partir daí colaborar com a renda familiar. 

O Vereador Claudio de Paula (PtdoB) e o Suplente de vereador Edilson Martins, prestigiaram o momento de importância para os jovens.

0 Comentários: