sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Sessão da Câmara de Ibaretama é encerrada após vereadores obstruírem votação de projetos do executivo.


Após o pedido de tempo para discutir melhor a pauta, vereadores pró-governo abandonam sessão e presidente encerra por falta de quórum.

Imagem reprodução CMI
Clima de tensão e expectativa na Câmara Municipal de Ibaretama, Sertão Central, tendo iniciado dentro do horário regimental nesta sexta-feira, 30, a população se ligou na transmissão ao vivo da sessão através do Facebook daquela casa legislativa. Oito vereadores estavam presentes, ausente o vereador Gerson (PCdoB) por motivo de saúde.


Dois projetos foram para a pauta deste dia 30, o Projeto de Suplementação para aquisição de um mercado publico e o Projeto que institui a CIP – Contribuição de Iluminação Publica, a sessão começou tensa, o vereador Claudio de Paula (PTdoB) pediu urgência para que os projetos recebessem primeira e segunda votação hoje, protestaram o presidente Carliando Almeida (PRB), Til (PT) e Igor (MDB), a urgência foi aprovada pela bancada do prefeito, Til (PT) reclamou que isso era sabedoria porque a bancada de oposição estava sem um vereador.

A vereadora Tereza Carla (PSD) avisou que só aprovaria o projeto com a emenda proposta pelo presidente Carliando Almeida (PRB), logo após pediu suspensão da sessão por cinco minutos para discutir melhor o projeto da CIP, os vereadores Tereza Carla (PSD), Daniel Lopes (PSDB), Vanderlene (MDB), Valberleno (PV) e Claudio de Paula (PTdoB) se reuniram e extrapolados mais de 15 minutos, somente Tereza Carla voltou ao plenário, na falta de quórum o presidente encerrou a sessão.

O executivo quer que o projeto seja votado com as tarifas que já foram definidas pelo município, no entanto, o projeto vem enfrentando resistência na própria base que hoje está aliada ao prefeito Edson Moraes (MDB), não se sabe o que aconteceu para que os vereadores abandonassem a sessão sem votar, sendo que, eles mesmos aprovaram urgência, ou seja, a obstrução partiu do grupo que estava a favor da aprovação do projeto de lei da CIP.

A CIP é a matéria mais polêmica até agora na câmara de Ibaretama e está sendo usada como barganha por parte do prefeito para garantir sua aprovação. Na próxima sexta-feira dia 07 de dezembro, faltando uma semana para a eleição da mesa diretora, os projetos continuam na pauta e o executivo deve pressionar sua aprovação sem alterações. 

0 Comentários: