quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ministério Público e Tribunal de Contas dos Municípios criam grupos para combater o desmonte

Confirmada a situação de desmonte, poderá ser aberto uma ação de improbidade administrativa.
O Ministério Público do Estado do Ceará e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) formaram comissões para atuar no combate às práticas de desmonte nas prefeituras municipais. O primeiro encontro entre as comissões do MP e do TCM ocorre na manhã desta sexta-feira (19), na Procuradoria Geral de Justiça (rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio).
A operação conjunta do MP e do TCM tem o objetivo de dar mais celeridade aos processos anti-desmonte. A matriz de risco são as prefeituras onde os gestores não se elegeram ou não fizeram seus sucessores.

A comissão do MP é coordenada pelo procurador de Justiça Maurício Carneiro e conta com a participação dos promotores auxiliares da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). A outra comissão é composta por representantes do TCM. Segundo o procurador de Justiça, as reuniões entre as comissões do MP e do TCM serão semanais e devem ocorrer nas manhãs de sexta-feira, na PGJ.

Além disso, está sendo elaborada uma Recomendação aos promotores de Justiça para intensificar as fiscalizações de desmonte e encaminhar as denúncias à Procap. Outra estratégia do MP é a criação de um canal direto de denúncias pelo site www.mp.ce.gov.br, onde a população poderá repassar informações sobre a prática de desmontes nos municípios. A previsão é que o canal eletrônico esteja disponível até o fim da semana.

A atuação das comissões terá início a partir do recebimento de denúncias dos promotores de Justiça e da população. Através de uma triagem, as comissões determinarão o envio imediato de equipes do TCM para dar suporte ao processo.


Ao ser confirmada a situação de desmonte, poderá ser aberto uma ação de improbidade administrativa, um pedido de afastamento do gestor ou até um procedimento de natureza criminal.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: