quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Personalidades: O homem que revirou a política de Ibaretama.

"Eu pessoalmente acho que fazer obras é simplesmente uma obrigação do prefeito"

Dr. Picanço/Foto Globo
Quem é o homem que incomoda o cenário político ibaretamense? Presente na política recente de Ibaretama, este homem chegou ao inimitável, despertando a ira de políticos da situação e da oposição de Ibaretama, Presidente do PSB municipal, João Vieira Picanço, Advogado e político tem se destacado na imprensa por ter denunciado um possível esquema de corrupção existente na Câmara Municipal de Ibaretama, as investigações seguem, mais até agora nenhuma decisão comprovou se Picanço tinha ou não razão, cassado pela Câmara Municipal, disse que provaria ser vítima de um sistema que há 22 anos impera em Ibaretama, divergências a parte, Picanço tem aparecido no município cotado como aquele que tem incomodado as forças tradicionais da política local, por isso o Ibaretamanet procurou saber o que realmente houve por traz de tudo isso, durante duas horas Picanço respondeu as nossas perguntas e explicou o porquê de sua cassação, abrindo a série de entrevistas do Ibaretamanet, João Vieira Picanço, o que há por trás de um homem que é ovacionado por alguns e odiado por outros? A partir de agora, perguntamos e ele nos responde, exclusivo para você que é nosso leitor.


Ibaretamanet: Primeiramente o que todo mundo quer saber. Você está mesmo rompido com o atual grupo do prefeito municipal?

Picanço: Olha! O Edson Moraes esqueceu muito rápido o passado. Lutei por quatro anos para colocar ele no poder. Tenho certeza que fui um colaborador importante na vitória dele. Não precisava nem estar falando isso, pois quem diz isso é a própria população de Ibaretama. Depois de eleito mudou. A opção de romper comigo foi dele. Ele preferiu ficar do lado dos políticos de culturas envelhecidas; sem nenhuma ideologia política; sem escrúpulos, que já passaram por todos os grupos políticos existentes em Ibaretama, e que só ficam do lado do poder. São loucos pelo poder. Eu, diferentemente, fiquei do lado dele, mesmo depois da derrota de 2004. Recebíamos muitas críticas, gozação dos próprios políticos que hoje juram amor por ele; zombavam de nós; chamavam a gente de doidinhos; diziam também que nossa luta não ia dar em nada, ouvi muito isso... Quando começaram a ver o resultado, as velhas raposas se aproximaram.

Ibaretamanet: segundo comentários, o próprio prefeito costuma dizer que você é uma pessoa difícil de conviver é muito briguento, você confirma isso?

Picanço: Se realmente ele fala isso, o que eu posso fazer. Agora, deve ser devido meus princípios e minhas convicções, coisa rara nos políticos de Ibaretama. E delas eu não abro mão. Agora vejo certos políticos, paus mandados que não contestam o prefeito em nada, com medo de perder a “boquinha”. Deveria ter enxergado esse defeito em mim, se é que isso é defeito, durante os quatro anos que lutamos juntos. Porque só enxergou agora! Depois de eleito.

Ibaretamanet: O Senhor acha que o Prefeito Edson Moraes está fazendo uma boa administração?

Picanço: Se você comparar com algumas das administrações passadas, sim. Agora, como estou fora da administração dele, só escuto comentários de que o prefeito está fazendo obras. Eu pessoalmente acho que fazer obras é simplesmente uma obrigação do prefeito, porque o dinheiro vem para o município destinado ás obras. O que não pode acontecer de forma alguma é o que ocorreu no Piranjí, o dinheiro foi liberado pela FUNASA na gestão passada, sacaram R$ 400.000,000 (quatrocentos mil reais) e desviaram o dinheiro e a população ficou no prejuízo. O que posso dizer, é que o prefeito não combateu essa política arcaica implantada dentro do município há mais de 20 anos. É uma cultura ultrapassada e que tem urgentemente de ser combatida.

Ibaretamanet: De que política o senhor está falando?

Picanço: A Política do empreguismo; vereador perseguindo e humilhando os opositores; vereador indicando quem deve trabalhar ou não nas suas localidades; vereador empregando toda família; cabos eleitorais; agregar carros de cabos eleitorais de vereador, e etc. Acho que isso é função do prefeito. Vereador foi eleito para representar o povo no poder legislativo.

Ibaretamanet: Dê exemplos de uma posição ou convicção que você não abre mão.

Picanço: Sou literalmente contrário à transferência de funcionários concursados por questões políticas. Ele sabia dessa minha posição (se refere ao prefeito) e ouvi dele várias vezes essa posição quando combatíamos a política da administração passada. Porque mudou, não sei.

Não Percam nesta Quinta-Feira a continuação da entrevista com o homem que revirou a política ibaretamense, Picanço fala dos motivos de rompimento com o prefeito, do processo sofrido na Câmara e de futuro político.

0 Comentários: