sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Os desafios da Próxima Gestão de Ibaretama


A crise que afeta o país é um dos maiores desafios.

Imagem Ilustrativa                      Fonte: Internet
Crise Financeira
O Brasil não dar sinais que vai sair da crise financeira, pelo contrário, a crise política afeta diretamente os ares em Brasília e vem dificultando a retomada do crescimento econômico, o novo governo não conseguiu sair sequer do foco do debate político do golpe que continua sendo disseminada pela agora oposição que antes não fez nada para conter a crise.


Frente a isso o governo municipal precisa direcionar para o ajuste fiscal e a contenção de despesas principalmente com folha de pessoal o que não é fácil visto a pressão de aliados para conseguir a velha barganha política e o cargo desejado por muitos que apoiaram o futuro prefeito.

Planejamento
Não é comum e nunca foi ao longo dos 28 anos de Ibaretama os governos municipais investirem em planejamento, pelo contrário, as decisões ficam condicionadas ao desejo dos gestores e ao sabor das fofocas dos aliados, esse é um grande desafio para vencer as barreiras impostas pela legislação e pela escassez financeira que é vivida pelas prefeituras de todo país.

Orçamento resumido
Outro grande desafio da gestão é trabalhar com um orçamento reduzido, o município não detém de orçamento para investimentos ou obras que podem melhorar a vida da população, o prefeito deve ficar com o pires na mão, aliás, isso é uma discussão em todo o país, a CNM - Confederação Nacional do Municípios, defende um repasse bem maior na fatia do bolo de arrecadação da união para tirar o pires da mão dos prefeitos que têm muitas vezes que se humilhar aos governadores e deputados para conseguir melhoria pra suas cidades.

Política Interna
Outro grande desafio é a política interna, o futuro prefeito tem problemas jurídicos sérios do mandato passado e deve no seu tempo enfrentar dentro e fora do município a pressão da oposição e da Justiça, pressão também dentro do próprio grupo se a acomodação não estiver a contento de todos, esse pode ser considerado o teste de guerra da gestão e do futuro Prefeito, o grupo é grande e precisa de muita política e jogo de cintura para driblar os desafios e a insatisfação que é natural do mandato.

Outros desafios
Desafio externo como a divida de precatórios que deve cair no colo do prefeito novamente, ações judiciais deixam o município ainda mais frágil, precatórios devem ser cumpridos já no ano de 2017, o que desestabiliza o governo, nada de novo, visto que os problemas foram sempre causados pelas próprias gestões ao longo dos anos, pois não observam os ditames da lei e acabam extrapolando o direito da administração publica.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: