quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Fiasco: Sessão que votaria CIP não acontece por falta de quórum


Muita polêmica envolvendo a matéria, vereadores sofrem pressão e o clima esquenta na Câmara de Ibaretama.

O Prefeito de Ibaretama, Edson Moraes (MDB), convocou sessão extraordinária da Câmara Municipal de Ibaretama para votar urgentemente o projeto da Contribuição de Iluminação Publica e o Projeto de crédito suplementar para a construção de um Mercado Público, a sessão não aconteceu na manhã desta quarta-feira, 05, por falta de quórum.


O curioso é que os vereadores estavam presentes na sessão, mas segundo o vereador presidente, Carliando Almeida (PRB), não se fizeram presente no plenário da Câmara para dar inicio a sessão, o que obrigou o presidente a declarar encerrada a sessão por falta de quórum mínimo para iniciar os trabalhos.

Após consultar outros colegas de parlamento o presidente da Câmara resolveu convocar uma audiência publica para discutir o projeto com a sociedade, de acordo com Carliando com esta audiência será possível fazer emendas e garantir que a população seja representada no projeto.

O Vereador Claudio de Paula (Avante), disse que houve quórum sim, e que o presidente manobrou para não colocar o projeto em votação, “tinha mais de 2/3 dos vereadores presentes, mas ele não ia colocar para votação, não fazia sentido uma sessão” argumentou Claudio de Paula.

Para Paula, o município está sendo prejudicado, sendo que somente Ibaretama não tem a CIP instituída para pagamento da população, para ele não é justo um município pobre do porte de Ibaretama arcar com as despesas de iluminação publica.

Contra o projeto, o vereador Til (PT) disse que pediria uma audiência publica e disse ter ficado feliz que o presidente pediu, “se fosse um presidente aliado do prefeito esse projeto já estaria aprovado faz tempo” criticou Til que ainda afirmou que é contra mesmo que haja emenda no projeto, para Til o problema não é o projeto em si e sim o descrédito que o executivo passa para a sociedade.

Em nota a Câmara de Ibaretama, informou que a sessão não aconteceu por falta de quórum e que será realizada uma audiência publica para o dia 12 de dezembro as 9 horas no plenário da casa legislativa. “queremos discutir com a sociedade” afirma a nota.

A prefeitura e o prefeito não comentaram o fiasco de terem convocado uma sessão extraordinária e não terem conseguido êxito no processo, o prefeito Edson Moraes estava confiante que a maioria dos vereadores votaria a lei na data de hoje, 05. O vereador Valberleno Lopes não compareceu a sessão.

0 Comentários: