quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Em alerta até 2019, Ibaretama tem seca reconhecida pelo Governo do Estado


O município tem a situação de seca reconhecida até janeiro de 2019, medidas de combate à seca podem ser adotadas pelo estado.

O Município de Ibaretama, Sertão Central, Faz parte do pequeno rol de municípios que tiveram definidos pelo Governo do Estado, a situação de seca reconhecida, a medida por parte do Governo do Estado do Ceará, visa traçar estratégias de combate a seca no município para amenizar a situação.


Até o ultimo dia 10 de outubro, apenas os municípios de Ibaretama, Caridade, Choró, Jardim, Pentecoste, Potiretama e Quiterianópolis, tinham situação de seca reconhecida pelo estado, essa situação mudou depois que o Governo do Estado, reconheceu outros municípios, no estado pelo menos 27 municípios estão em alerta de seca até janeiro de 2019.

No Ceará, apenas dois açudes estão com 90% da capacidade, nenhum sangrando o que agrava a situação e deixa as autoridades em alerta contra a seca que já se arrasta por sete longos anos em várias regiões do estado.

Com o município de Ibaretama na situação de alerta, espera-se que o município cumpra sua parte de elaborar um plano de trabalho para aprovação do governo do estado e consequentemente a execução de medidas para mediar a seca no município.

Os agricultores, que vivem da agricultura de subsistência são os mais prejudicados, em 2017 em Ibaretama, estes não receberam o seguro safra, não tiveram dispensado o valor das sementes do governo e ficaram desassistidos por problemas no município que impediu a execução dos programas de combate a seca e consequentemente o pagamento do seguro.

0 Comentários: