segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ibaretama tem um dos píores índices de desenvolvimento municipal no Ceará

Foi divulgado esta semana o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no período de 2009 a 2010 de todos os municípios brasileiros.

O IFDM, o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.

De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

O município de Quixadá obteve o índice (IFDM) 0.6186, que é considerado como índice de município com desenvolvimento moderado, ficando em 1940º lugar dos municípios de todo o Brasil e 19º lugar no ranking de municípios do Ceará.

Entretanto Quixadá teve um índice apenas regular no que diz respeito a geração de emprego e renda da população.

Já o município de Ibaretama, no sertão central do Ceará, apresenta um dos piores índices dos estado.

Ibaretama ficou em 5.083º lugar dos muncípios brasileiros, e 181º lugar nos municípios cearenses, o município apresentou um índice de 0.5135, ganhando apenas dos municípios de Martinópole, Chaval e Granjeiro.

Veja a relação completa dos municípios, CLIQUE AQUI.

Com informações do Monólitos Post

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: