segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Papo Reto: Lei Chico de Brito

Por João Vieira Picanço

Quando eu era garoto sempre que fazia uma estripulia ou traquinagem meus pais diziam que iriam me aplicar a lei Chico de Brito. Terminaram falecendo e não consegui entender a lei Chico de Brito. Só sei que tinha peia, ordem e disciplina.


Hoje lembrando desse fato fico a me perguntar quando esse povo vai aplicar a lei Chico de Brito nesses políticos corruptos e nos demais ladrões desse país. Até quando vamos aguentar calados, anestesiados essa farra com nosso dinheiro? Roubalheira em todos os tempos, espaços, níveis, credos, gêneros e conjugações. Roubalheira de todos os tamanhos e nós, o povo, de tamanho pequenino.

Acho que o povo brasileiro não aprendeu a lei da física de Newton: toda ação tem uma reação. Nosso povo não reage. Marin Luther King dizia que o preocupava não era o grito dos maus, mas o silêncio dos bons. E o povo continua calado. Perdeu a adrenalina. A capacidade de reação. Até hoje estou pra ver bicho mais perigoso que um gato acuado num canto de parede. Quando arrepia o pêlo do espinhaço baixa o capirôto no couro dele e é certeza de desmantelo.

Fiz esse teste com um gato na infância e até hoje tenho pesadelos. Quando nosso povo reagirá como  um gato? Porque acuado já está. Até Jesus, o exemplo de mansidão, perdeu as estribeiras com os vendilhões do templo. Deve ter dito naquele momento: - Sou manso, mas não sou frouxo. E nosso povo é manso e frouxo.

Por isso admiro tanto o Procurador Rodrigo Janot. Porque coragem nesse país só se tem pra roubar. Pra fazer o certo, o óbvio, o reto, como o Janot, está em extinção. É artigo de luxo. Hoje de manhã estava pensando na passagem da bíblia em que Jesus se dirige a Pedro e diz: - Pedro, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?.... Chego a  imaginar nosso povo se dirigindo aos seus políticos: - Fulano, filho de uma p ...., roubas-me menos do que estes? Aí só me resta lamentar.

A minha única esperança é ver o Janot aplicando a lei Chico de Brito nessa corja de políticos safados, ladrões  e pilantras.

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: