quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Saúde de Ibaretama vai receber reforço do Governo Federal

O Município reforçará seu quadro com mais dois profissionais do Programa Mais Médico.

A Organização Mundial da Saúde – OMS considera a escala de um médico para cada mil habitantes, muitos municípios brasileiros não conseguem ter sequer um para cada três mil habitantes, de acordo com as organizações que representam os médicos brasileiros existe um médico para cada seiscentos, o problema seria a má distribuição, já o Governo Federal discorda e lança na contra mão o Programa Mais Médico, para socorrer os municípios brasileiros.


O Município de Ibaretama, Sertão Central, conta hoje com uma equipe de 11 médicos distribuídos entre atenção básica e plantões no hospital municipal entre esses cinco especialidades são disponibilizadas para a população, atendendo nas áreas de ortopedia, ultrassonografia, mastologia e ginecologia e até oncologia uma vez por semana no hospital municipal.

Mesmo com poucos recursos por ser um município de 0.8 no Fundo de Participação dos Municípios, Ibaretama tem hoje médicos suficientes para atendimento da população, mais nem sempre foi assim, a atenção básica ficava sem atendimento de até três meses, o exemplo é Nova Vida, distrito distante 54 km da sede do município, sendo o mais distante, hoje o distrito conta com médico, enfermeira, dentista e fisioterapeuta, a demanda não é mais livre e o médico faz a visita domiciliar junto com toda equipe como exige o Programa Saúde da Família, antes apenas uma enfermeira atendia a comunidade.

Com a chegada de mais dois médicos, Ibaretama vai ficar acima da média proposta pela OMS e deve ficar com seu quadro composto por 13 médicos para uma população de quase treze mil habitantes, segundo a secretária de Saúde, Rivia Ellen, a meta é avançar ainda mais, “mesmo com as dificuldades estamos trabalhando para chegarmos a ter uma saúde acessível para nossa população, acho que o pior já está passando e venceremos a dificuldades”.

Mais Informações:
Prefeitura Municipal de Ibaretama

(88) 3439 1107

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: