quarta-feira, 2 de março de 2011

300 mil trabalhadores da indústria mobilizados contra dengue, inclusive Quixadá


De acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde, divulgado na sexta-feira, 25 de fevereiro, no Ceará foram confirmados este ano 3.182 casos em 114 municípios.
“O controle da dengue não depende só dos governos federal, estaduais e municipais, depende de cada um de nós. Eu não quero morrer de dengue, e se não quero, vou combater o mosquito. Vamos passar isso para os nossos vizinhos e para todos os trabalhadores da indústria”. Com essa convocação, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Roberto Macedo, desencadeou na manhã desta segunda-feira, 28 de fevereiro, na Casa da Indústria, a campanha “Indústria sem dengue”.
O objetivo é mobilizar as 11 mil empresas que a entidade representa para o combate à doença. “Não podemos, por decreto, acabar com a dengue, mas cada trabalhador assumir a responsabilidade pela sua saúde e pela saúde coletiva, princípio básico de cidadania”, disse Roberto Macedo.

Os trabalhadores das indústrias serão mobilizados a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti tanto no trabalho como dentro de casa. Além de palestras e vídeos que vão orientar sobre os cuidados com a caixa d’água, tonéis, baldes, pneus, lixo, irão trabalhar durante toda a semana utilizando adesivos nos uniformes e equipamentos de trabalho. Os trabalhadores das fábricas de alimentos vão exibir nos aventais e nas toucas adesivos com o tema da campanha “Indústria sem dengue”. Já os operários da construção civil carregarão nos capacetes os adesivos. A campanha inclui ainda o telamento de quatro mil caixas depósitos de água, onde são encontrados a maioria, 76,45%, dos focos do mosquito.
“Se conseguirmos extinguir esses focos em 11 mil indústrias, vamos demonstrar a força da mobilização”, reforçou o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, no lançamento da campanha. Ele se dirigiu especificamente às pessoas que cuidam de casa e da limpeza, lembrando os cuidados que se deve ter com as caixas d’água e o recolhimento do lixo. “É com essa arma que se vence o mosquito”, disse o secretário. Arruda Bastos comemorou a mobilização da FIEC, que entre nessa guerra com um milhão de adesivos, 150 mil folders e panfletos, 200 mil cartilhas e 2 mil DVDs educativos. Esse material vai circular para informar e mobilizar os 300 mil trabalhadores da indústria no Ceará.
Depois do lançamento da campanha em Fortaleza, o secretário Arruda Bastos foi conferir a mobilização da indústria nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte. “Sobral vive uma tranqüilidade em relação à dengue, mas com permanente vigilância. Temos que estar sempre alerta, em parcerias efetivas com a Secretaria da Saúde do Estado e outras instituições”, disse o prefeito Veveu Arruda, no lançamento da campanha naquela cidade, que reuniu empresários, autoridades e trabalhadores. Arruda Bastos reafirmou que as ações de combate ao mosquito transmissor têm que ser intensificadas. Na terça-feira, 1º de março, o Secretário da Saúde participa do lançamento da mobilização contra a dengue no Sindicato dos Bancários, Rua 24 de maio, 1289, Centro, em Fortaleza.
De acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde, divulgado na sexta-feira, 25 de fevereiro, no Ceará foram confirmados este ano 3.182 casos em 114 municípios. 9 óbitos foram confirmados, sendo 2 em Itapipoca, 1 em Itaitinga, 1 em Icó, 1 em Acarape, 1 em Quixadá, 1 em Chorozinho, 1 em Caucaia e 1 em São Gonçalo do Amarante.
Na mobilização da macrorregião do Cariri, em Juazeiro do Norte, o secretário Arruda Bastos disse que "reforçar a vigilância e ampliar a rede de assistência são importantes, mas nesse momento para evitar epidemia o fundamental é a mobilização social". Ele acrescentou ainda: "a trabalhadora que vai eliminar os focos do mosquito na indústria é a mesma dona de casa que vai acabar com os focos nos domicílios". Além do lançamento da campanha "Indústria sem dengue" em Juazeiro, durante entrevista coletiva à imprensa o secretário falou da inauguração do maior hospital da região, o Hospital Regional do Cariri, definida pelo governador Cid Gomes para o próximo dia 9 de abril.

0 Comentários: